segunda-feira, 19 de março de 2012

Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 12 – 1º Trimestre 2012


Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 12 – 1º Trimestre 2012
(17 a 24 de março)

Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO, 17 DE MARÇO
(Histórias de amor)

            “Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: com amor eterno te amei; também com amável benignidade te atraí” (Jr 31:2)

            Pensamento Chave: Amor essência puramente divina emprestada a nós para moldar nosso ser.

            Deus é amor, está escrito em cada flor, em cada canto dos pássaros, em cada extraordinária criação repleta de encanto e beleza. Um lindo por do sol tem muito a nos dizer esteticamente, mas, por trás de toda essa beleza está o claro ensinamento da dimensão, amplitude e largura do caráter repleto do amor de Deus. Em tudo há emoção, princípio e virtude. Basta olhar com os olhos da psicologia e perceber o que está por detrás desses desígnios.  Um psicólogo consegue visualizar através de um simples desenho as características psíquicas de uma pessoa, da mesma forma, observando o desenho da vasta natureza, podemos entender a magnitude do caráter divino. Nesta semana estudaremos um pouco sobre o misterioso amor de Deus repleto de valores e princípios que fogem à nossa compreensão. Nenhum livro deste mundo é capaz de apresentar histórias tão repletas de beleza de um Deus capaz de oferecer sua própria vida por pessoas perdidas e indignas. Nós fazemos parte da mais emocionantes história de amor que já existiu. No entanto, é importante ter em mente que, não se trata apenas de uma história, este fato foi e é a mais pura realidade que alcança toda a raça caída de humanos.
           
DOMINGO, 18 de MARÇO
O primeiro romance
(Gn 2:21-25)

            A história de Adão  e Eva é uma das mais impressionantes da Bíblia, pois, todos os princípios de um bom e verdadeiro casamento estão inseridos ali. A palavra para homem como um ser único no hebraico é ish e para mulher como ser único é ishah, a raiz é exatamente a mesma significando também a essência de ambos como sendo apenas um. Outro detalhe interessante é que Adão e Eva foram criados para desfrutar de momentos românticos entre si com uma singularidade impressionante. A intimidade foi Deus quem criou e faz parte do romantismo entre homem e mulher. Isto pode sugerir claramente que Deus foi o autor do verdadeiro romantismo.
            Os órgão íntimos do homem e da mulher foram perfeitamente estruturados para serem úteis somente quando estão ligados um ao outro. É impressionante observar que, embora criados separados, eles somente funcionam perfeitamente quando ligados um ao outro. Como pode alguém ainda acreditar que Deus não existe quando há evidências tão fortes de inteligência? O homem e a mulher se encaixam perfeitamente em todas as dimensões, seja psicologicamente, emocionalmente ou fisicamente. Se Deus não existisse, como entenderíamos o porque destes detalhes seguirem uma regra tão ridiculamente perfeita? A intimidade é um destes detalhes criativos perfeitamente elaborados tanto fisicamente quanto psicologicamente. O casamento é uma das obras de Deus mais incríveis e por isto recebe atenção especial de Satanás para ser destruído, pois o encanto do casamento apresenta nitidamente o encanto de um Deus tão sábio, inteligente, poderoso e emotivo.

SEGUNDA, 19 DE MARÇO
Romances bíblicos
 (Gn 16; 25; 28;29)

             A Bíblia apresenta a história de Abraão e Sara sobre os moldes da beleza, integridade e amor inigualáveis. Embora o patriarca tenha cometido alguns erros, ele amava imensuravelmente sua esposa. Claro que faltou juízo em algumas situações assim como falta em alguns em nossos dias. Mas, se observarmos atentamente, quando Abraão pediu que buscasse uma esposa para Isaque, o patriarca tinha em mente dois princípios importantes; 1º a mulher deveria ser uma resposta de Deus; 2º deveria ser alguém de descendência confiável. Isto indica os valores e princípios que emolduravam a visão de casamento de Abraão.
            Outra história impressionante é a de Jacó e Raquel. Jacó se dispôs a trabalhar catorze anos para ter em seus braços a mulher que ele amava. Você já viu história de amor mais impressionante que esta? Não se tratava apenas de trabalhar e pagar por ela, mas esperar por todo este tempo por uma mulher em que seu coração e seus olhos palpitavam. Será que alguém estaria disposto a fazer isso por alguém hoje?
            Deus foi o autor destas histórias de amor, o Espírito Santo fez questão que contos como estes não estivessem de fora do livro sagrado. Isto demonstra que o casamento foi estabelecido para ser um compromisso e ao mesmo tempo um relacionamento baseado no amor romântico e íntimo. Hoje em dia, muitos homens se relacionam com suas esposas de maneira fria e calculista. Este jamais foi o propósito de Deus para o casamento, pois Ele nos criou para sermos delicados, sensíveis e cheios de amor para oferecermos as nossas esposas. O homem que não consegue oferecer carinho e afeto para sua companheira deve cair aos pés de Deus todos os dias suplicando-lhe sensibilidade e amor. Posso garantir por experiência própria que, mesmo sendo tão racional, duro e frio emocionalmente, pelo poder de Deus e com um pouco de esforço, você pode ser tão sensível ao ponto de dizer todas as manhãs a sua rainha do lar que a ama imensuravelmente. Isto fará bem aos ouvidos daquela que um dia abandonou a própria casa para cuidar de você. Pense nisso...
           
TERÇA, 20 DE MARÇO
O amor de Deus
(Êx 20:5; Is 43:4; 62:5; Ez 16:1-15; Jr 31:3; Ap 21:9)

            Se engana radicalmente aqueles que pensam que Deus não possui sentimentos, emoção ou sentimentos bem aflorados. Não se esqueça que Jesus chorou ao entrar em Jerusalém, se encantou com a simplicidade de uma criança e se sensibilizou quando faltou vinho em um casamento. Deus criou as lágrimas, Ele planejou a sensibilidade de uma criança e projetou as nossas emoções para serem sensíveis. Jesus se comoveu muitas vezes quando esteve aqui e se comove dia após dia em sua esfera divina. Ele nos criou para sermos felizes e para sermos assim, o ingrediente mais importante para tal é sem dúvida o ato de receber e de oferecer amor uns aos outros. Tanto é verdade que, em um casamento quando a demonstração de amor chega ao fim, a tendência será inevitavelmente a separação. Isto ocorre porque um dos dois resolve buscar fora o que não encontra dentro, amor, bondade, sensibilidade e carinho. Ninguém seria capaz de viver sem carinho e afeto. Por mais que uma pessoa seja treinada a ser fria, como nos casos de treinamento militar, jamais serão felizes sem a essência do ato de oferecer e receber amor. Isto é fato porque todos nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus, e como bem sabemos, Deus é amor, e se Ele é amor, isto significa que fomos criados na mesma dimensão. Por isto não conseguimos viver sem esta extensão tão misteriosa. O amor de Deus é uma essência tão real quanto um perfume exalado por uma planta. Deus não tem amor, Ele é a pura essência do amor. Todos os que são transformados pelo Espírito e passam a refletir novamente a imagem e semelhança de Deus, demonstrarão em essência a amabilidade de Deus em seus atos, palavras, comportamentos com filhos e especialmente com a esposa. Pense nisso...

QUARTA, 21 DE MARÇO
Um livro de romance

            Alguns acreditam que o prazer carnal seja pecado, outros acreditam que o sexo deva ser somente para procriação, e ainda há os que acreditam que o celibato é a única norma de pureza que existe. Este tipo de preconceito contra o sexo está baseado em concepções diabólicas que visam imperceptivelmente destruir uma das coisas mais belas que Deus criou – o casamento e sua intimidade. A racionalidade masculina em exagero distorce os fatos e realidades, principalmente os ligados ao casamento. Na verdade, alguns homem receberam marcas dolorosas na infância, talvez um estupro ou outro tipo de experiência negativa com as questões sexuais que, quando adulto transferem essa experiência para o seu casamento. Desta forma acabam plantando ruina e desprezo no solo de sua conjugalidade. O livro de  Cantares acaba sendo uma pedra de tropeço para esses, pois a intimidade é explorada e incentivada de maneira coerente e real neste livro. Mas, porque Deus permitiu que um livro como este fosse inserido e registrado como sagrado? Simples, talvez porque Deus sabia que o casamento estaria em baixa e os laços de afeto, carinho e amor seriam quase inexistentes.  A racionalidade humana distorcida tem feito dos casamentos atuais um verdadeiro campo de batalha cheio de mortos e feridos. Assim, o livro de Cantares pode ser a iniciativa de Deus em quebrar esse tipo de comportamento que na verdade não tem nada de racional para implantar em nosso coração a sensibilidade na conjugalidade. Não temos que ter vergonha de algo que foi criado por Deus, e não pode ser pecado a exploração do prazer do ato sexual quando é desfrutado aos moldes estabelecidos por Deus. A intimidade entre um homem e mulher que visa não buscar, mas oferecer prazer um ao outro é encarado como um princípio elevadíssimo. Pense nisso.

QUINTA E SEXTA 22 e 23 DE MARÇO
Jesus e o romance
(Jo 2:1-11)

            Jesus foi o autor do casamento. Ele quem estabeleceu os parâmetros que enlaçam oficialmente a convivência entre um homem e uma mulher. Ele criou o corpo humano com todas as particularidades que servissem com propósitos mútuos no casamento. Um homem sozinho é incompleto e uma mulher só também é incompleta. Quando esteve na Terra, uma das primeiras coisas a fazer no início de Seu ministério foi visitar uma festa de casamento. Ali Jesus realizou seu primeiro milagre. Bom, claro que não há explicitamente nenhum incentivo ao romance neste episódio, mas não podemos negar o incentivo e valor dado ao casamento. Primeiro, porque Jesus esteve presente no casamento e isto deve trazer os melhores significados para tal cerimônia. Segundo, porque ele impediu o fracasso da festa operando o milagre do vinho, ensinando claramente, além das questões salvíficas, que Ele tem interesse no sucesso no casamento. Se nos reportarmos ao livro de Cantares, não teremos dúvidas do desejo de Deus em que o romance seja um dos princípios vitalício da intimidade entre um homem e mulher casados. Deus não apenas tem interesse no romance entre o casal, mas deseja, a exemplo de Jesus em caná, estar presente nos momentos de intimidade e oferecer suas mais preciosas bênçãos para este momento. Aliás, o próprio casamento já é uma bênção quando Jesus se torno o centro e um Ser presente nele.

Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como constam no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e cursou extensão em arqueologia do oriente próximo pela UEPB. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem bíblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br

Um comentário:

Dinolite disse...

Prezado Gilberto, boa tarde!

Super interessante o blog do Senhor.

Visite o nosso:

http://dinolitebrasil.blogspot.com.br/2012/03/escavacoes-no-passado-para-entender-o.html

Muito obrigada, abraço!

Seja parceiro





Orkut

Leitores

Banner

Você quer este livro?

Curso de teologia a distância.

Sites relacionados