sexta-feira, 13 de abril de 2012

Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 02 – 2º Trimestre 2012


Comentário da Lição da Escola Sabatina – Lição 02 – 2º Trimestre 2012
(7 a 14 de abril)

Comentário: Gilberto G. Theiss

SÁBADO, 7 DE ABRIL
O ministério de cada cristão

            “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9, NVI)

            Pensamento Chave: Todos nós temos um chamado de Deus para sermos úteis em suas mãos para alcançar outras pessoas.

            Todos os que nasceram no reino de Deus, nasceram sacerdotes e herdeiros da promessa. Isto significa que, todos, independente de terem sido agraciados com uma função na igreja ou não, todos, exatamente todos, possuem um chamado da parte de Deus para exercer aqui na terra antes de irem para o céu. Isto significa que não é apenas os pastores que possuem um chamado, mas todos os membros da igreja de modo geral. Isto significa que todos deveriam fazer teologia com o objetivo de exercer este ministério? Não exatamente. Embora o chamado de Deus seja o mesmo para todas as pessoas, isto não significa que todos devam atuar na mesma área. O chamado é o mesmo, mas as funções e responsabilidades são diferentes. Alguns são chamados a exercerem seu chamado de uma forma integral, neste caso os pastores se encaixam bem. Em outros casos, Deus nos chama para separar um pouco do nosso tempo para exercer o chamado nos momentos vagos, e claro, também em alguns momentos não vagos, pois nossa vida deve ser um constante testemunho da verdade. Seja no trabalho, na escola, nas ruas, enfim, em todos os lugares, com as palavras ou com o silêncio, nossa vida deve ser como um cheiro suave na propagação da verdade. Jesus e Sua verdade são demonstrados ao público através de nós e devemos nos colocar nas mãos de Deus para exercer este ministério com a própria vida.
           
DOMINGO, 8 de ABRIL
O ministério de cada cristão
(Ef 4:12; 2Co 5:15-20)

            Alguns cristãos se sentem inabilitados para exercere o ministério e por este motivo acabam se esquivando do chamado. Se você é uma pessoa que às vezes se sente desta forma, gostaria de lhe dizer com muita sinceridade que, é exatamente este o tipo de sentimento que devemos ter. Quanto mais capacitado nos sentirmos, mais fracassados em nosso ministério seremos. Quanto mais incapacitados nos sentirmos, mais auxílio e habilidade receberemos de Deus para exercer nosso ministério. Há uma frase muito popular que expressa exatamente isto: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos” (Albert Einstein). Isto não significa exatamente que Deus dispensa qualquer pessoa bem habilitada para o ministério, pois, na verdade, Deus rejeita, para esta função, qualquer pessoa que seja arrogante, soberba e orgulhosa. A simplicidade, humildade e a certeza de que Deus é quem dará os resultados é que moverá as mãos do onipotente em favor do capacitado ou incapacitado.
            A verdade mais inteligente e sublime em todo o ensinamento da Bíblia é que, todos, sejam velhos, moços, jovens, adolescentes, crianças, homens ou mulheres, enfim, todos podem ser gigantes com Deus na obra do ministério pessoal. Basta depositarmos toda e qualquer confiança unicamente nos méritos de Cristo. Embora a palavra ministério seja mal interpretada por alguns, não há dúvidas que o sacerdócio de todos os crentes é de fato, o ministério de todos os crentes, e isto inclui eu e você. Os pastores possuem uma responsabilidade diferente dos demais membros que também trabalham pela causa do Senhor. Os membros são chamados a exercerem um trabalho nem um pouco inferior. Todos são convocados a serem missionários, absolutamente todos...
           
 SEGUNDA, 9 DE ABRIL
A necessidade de trabalhadores
 (Jo 4:35-41; 2Pe 3:9)

             Uma pergunta que cairia bem neste momento seria: Qual a sua profissão? Dentre as profissões existentes poderíamos enumerar as seguintes: professor, arquiteto, dentista, contador, médico, vendedor, programador, comerciante, etc. Seja qual for a sua profissão, ela não é exatamente ser professor, arquiteto, dentista, contador, médico, vendedor, programador ou comerciante. Na verdade isto não é sua profissão, mas apenas um bico. Sua verdadeira profissão, como bem parafraseou Jesus, é ser pescador de homens. Mas, como você precisa se vestir e comer, Deus permite que façamos um bico exercendo essas funções que a sociedade chama de profissão.
            Observe que, o campo está repleto de sementes plantadas que germinarão e darão belos frutos, mas, há outras sementes que já tem dado frutos. Por este motivo, Deus deseja que os ceifeiros por profissão, que somos nós, se dediquem ao trabalho de colheita. Os frutos estão madurando a todo o tempo e há a necessidade de obreiros estarem a postos para estas colheitas. O Campo é o mundo, as sementes são compostas pelas verdades que entram no solo do coração humano. Nós somos os ceifeiros e Deus o dono da colheita. Fomos contratados por Deus para trabalhar em sua ceara, e qualquer que não se habilitar ou não trabalhar pela colheita, fatalmente será dispensado de Seu trabalho. Infelizmente esta é uma advertência muito dura, mas é uma realidade muito bem clarificada pela palavra de Deus. Ninguém entrará no céu sem pelo menos uma estrela em sua coroa. Isto significa que, com pouco ou muito envolvimento evangelístico, todos devem sentir no coração o desejo de ser útil nas mãos de Deus. O ser humano verdadeiramente convertido, com certeza sentirá o desejo de apresentar aos outros o que Deus foi capaz de fazer em sua própria vida. Outra fatalidade visível é que, nem todos estão sentindo isto no coração e onde há um ceifeiro, deveria na verdade haver cem. Esta é sem dúvida um dos reavivamentos mais urgentes que precisa com urgência acontecer na igreja remanescente – em nossa vida.

TERÇA, 10 DE ABRIL
Individualidade e unidade
(Ef 4:16; 1Ts 1:5-8)

            A humanidade inconscientemente foi programada a se distanciar e viver sua própria individualidade. Vivemos na era das distâncias, onde muitas pessoas se sentem inseguras em viver muito próxima de outra. Casamentos são considerados obsoletos, as pessoas preferem apenas uma noitada com alguém para no dia seguinte cada um viver sua vida, preferem encurtar os amigos, viverem sozinho ou curtir seu momento com os mais chegados apenas por alguns instantes. A única aproximação que acabam aceitando é a dos relacionamentos sociais da internet. Desta forma, ao mesmo tempo em que estão próximos, conseguem manter seguramente uma determinada distância. Na igreja isto se reflete quando precisamos unir o povo nas atividades mais importantes. São poucos que acabam assimilando a necessidade de aproximação. Isto ocorre porque as pessoas estão cansadas de serem afetadas direta ou indiretamente pela injustiça, falsidade cristã e pastoral, mesquinhes ou falsas amizades. A traição permeia muitas das famílias conjugais e até os laços de família que envolve os pais e irmãos de sangue. Por este motivo, o grito de hoje é: quanto mais distante melhor. A igreja sofre com tal grito, pois ela depende da unidade evangelística e missionária. A pregação do evangelho exige de nós união em nossos atos, palavras e expressão de amor e benevolência. A unidade doutrinária e os propósitos da missão não devem ser afetados por tal problema atual. Há exemplos bíblicos de igrejas, como a de Tessalônica, que seu crescimento e sucesso dependeu de sua unidade de propósito que é resultado de uma unidade mais realista – a de um povo unido em tudo. O envolvimento de todos para o mesmo propósito fará da igreja um centro evangelístico poderoso. Embora as pessoas possuam dons bem específicos, devemos utilizar estes dons para, ao mesmo tempo, promover a unidade missionária da igreja.

           
QUARTA, 11 DE ABRIL
Juntos no trabalho, unidos com Deus
(At 2:47; 1Co 3:5-9; 2Pe 3:9; Tt 2:11)

            Como estudado anteriormente, embora os homens sejam tentados a trabalharem sozinhos, a Bíblia está repleta de homens que trabalharam unidos e com propósitos bem amalgamados. Em todas essas situações Deus atuou poderosamente com o objetivo de os auxiliar em seus resultados. Não tenho dúvidas que, se fizermos o trabalho unidos com os homens e unidos com Deus, nada será capaz de deter-nos. Também não tenho dúvidas que, se trabalharmos ilhados, sem a unidade solicitada pelo Espírito Santo, mais cedo ou mais tarde afundaremos.
            Todos nós fomos criados por Deus para sermos unidos, especialmente quando estamos envolvidos em propósitos missionários. Somos partes uns dos outros para muitas coisas da vida, especialmente os que são guiados pelo Espírito de Deus. Se ainda há pessoas desunidas e longe do ideal divino, chegou o momento de rasgar as vestes do coração e implorar a Deus um coração mais altruísta e repleto de desejo em ser útil nas mãos de Deus e nas mãos dos que Deus ergueu para liderar a igreja. Mesmo que você seja um destes líderes erguidos por Deus, lembre-se que o menor sentimento de grandeza será o gigantesco obstáculo para ser o líder que Deus espera capacitar e usar para as magníficas operações do Espírito Santo. A unidade no trabalho com os homens e com Deus exige de nós a mais profunda sinceridade e humildade inigualáveis. Nada deve romper os laços da humildade e do altruísmo em nossos corações. Qualquer um que pretenda ser servido quando deveria praticar incessantemente o serviço abnegado, mais cedo ou mais tarde será desmascarado, humilhado e lançado para fora da ceifa. Não há tempo para brincadeiras e exibições, chegou o tempo de esvaziar-nos completamente do próprio eu e permitir que sejamos apenas os instrumentos. Juntos no trabalho e unidos com Deus seremos invencíveis e força nenhuma será capaz de estabelecer obstáculos intransponíveis.

QUINTA E SEXTA 12 e 13 DE ABRIL
Relatando à igreja
(At 14:27; 15:4; Mc 6:30)

            A igreja Adventista do Sétimo dia foi chamada por Deus para ser um movimento singular com um propósito bem definido. Fomos chamados por Deus para sermos uma instituição de cunho puramente evangelístico. Não fomos erguidos por Deus para sermos um movimento que sirva apenas para acomodar as pessoas convertidas, mas para sermos os motores que dão força à obra de Deus aqui neste mundo perdido. Nosso envolvimento deve potencializar a pregação por todo o planeta. Não fomos chamados para atuar apenas em uma pequena região do globo, pois, segundo Apocalipse 14, nosso chamado envolve o planeta todo. Esta é uma das características da igreja verdadeira, pois, sua abrangência global focaliza justamente o cunho de seu chamado.
            A lição de hoje apresenta a necessidade de apresentar os relatórios das conquistas realizadas a cada passo dado. Imagine se não soubéssemos que a igreja está hoje presente em torno de 210 países? Não teríamos a sensação de ser um povo global. Imagine se não soubéssemos dos resultados evangelísticos além de nossa própria fronteira? Não seríamos despertados a cumprir a missão em nossa própria localidade. Enfim, os relatórios despertam em nós o senso de urgência e a impressão de que, com um pouco mais de envolvimento e esforço, com Deus, conseguiremos diminuir mais ainda as fronteiras e alcançar mais pessoas próximas ou longe de nós. Creio ser importante criar estratégias, estabelecer metas e apresenta-las a Deus. Depois, se lutarmos com perseverança, com certeza teremos um relatório positivo a apresentar a nossa igreja. Assim, nosso próprio exemplo servirá de motivação para outros.

Gilberto G. Theiss, nascido no estado do Paraná, é membro da Igreja adventista do Sétimo dia desde 1996. Crê integralmente nas 28 doutrinas Adventista como constam no livro “Nisto Cremos” lançado pela “Casa Publicadora Brasileira”. Foi ancião por 3 anos na Igreja Adventista do Sétimo dia da cidade Nova Rezende/MG e por 6 anos na Igreja Central de Guaxupé/MG. Foi Obreiro bíblico na mesma cidade e hoje, além de ser coordenador do curso básico de reforço teológico para líderes de igreja pelo site www.altoclamor.com, está Bacharelando no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e cursou extensão em arqueologia do oriente próximo pela UEPB. Gilberto G. Theiss é autor de alguns livros e é inteiramente submisso e fiel tanto a mensagem bíblico-adventista quanto a seus superiores no movimento Adventista como pede hebreus 13:17. Toda a mensagem falada ou escrita por este autor é filtrada plenamente pelo que rege a doutrina bíblica-adventista do sétimo dia. Contato: gilbertotheiss@yahoo.com.br

Livros Escritos:
·         Acendendo a luz da verdade
·         Música e o Grande Conflito
·         Profecias que abalarão a Igreja e o Mundo
·         Encruzilhada – Princípios para uma vida melhor e abundante
·         Despertar de um Mandamento
·         Comentário Homilético do Livro de Romanos
·         Comentário Homilético do Livro de Gálatas
·         A História Revelada e a Verdade Confirmada – História da igreja
·         Cronologia do Salmo 150 e os Conflitos sobre Tambores e Danças
·         Adoração em Conflito
·         Editor e Coordenador da Meditação Matinal Permanente “Reavivamento e Reforma”

Nenhum comentário:

Seja parceiro





Orkut

Leitores

Banner

Você quer este livro?

Curso de teologia a distância.

Sites relacionados