segunda-feira, 14 de maio de 2012

Novas descobertas arqueológicas em Qeiyafa - Evidências biblicas

O responsável pelas escavações em Khirbet Qeiyafa, Yosef Garfinkel, apresentou ontem (8/5) algumas das recentes descobertas no local. Essa cidade do território de Judá teve um período curto de existência entre 1.020 e 980 a.C., de acordo com a datação feita a partir dos restos escavados no local, o que a coloca no limiar da monarquia de Israel, durante a época do rei Saul e do Rei Davi. Existe certo consenso de que Qeiyafa seja Shaaraym, de 1 Samuel 17:52. Sha’araym significa “dois portões”, e Qeiyafa é o único sítio arqueológico de uma cidade na região que tem dois portais. Em 2008, Garfinkel, da Universidade Hebraica de Jerusalém, apresentou um ostracon com cinco linhas de uma antiga inscrição que tinha sido descoberta lá.

O epigrafista francês Émile Puech, um dos mais respeitados da atualidade, traduziu o texto da seguinte forma:

“Não oprimir, e sirva a Deus... despojado ele/ela.
O juiz e a viúva chorou, ele tinha o poder.
Sobre o estrangeiro residente e a criança, ele eliminou-os juntos.
Os homens e chefes/diretores estabeleceram um rei.
Ele marcou 60 [?] servos entre as comunidades/habitações/geração.”

Para Puech, esse texto tem todos os elementos essenciais da narrativa bíblica da transição do período dos juízes para a seleção de Saul como líder do novo reino de Israel.

Mais achados fascinantes de Qeiyafa estão lançando luz sobre o crucial período do rei Davi. O anúncio foi feito ontem numa conferência de imprensa em Jerusalém, durante o qual Garfinkel compartilhou com o público, pela primeira vez, muitos objetos cúlticos que foram recentemente escavados das três “salas de adoração” no local, incluindo duas representações dos santuários portáteis, dois altares de basalto e dois vasos de cerâmica para libação.

De acordo com Garfinkel e seu auxiliar, Sarr Ganor, do Israel Antiquities Authority (IAA), esses achados oferecem pela primeira vez uma clara evidência arqueológica de atividade cúltica em Judá durante o tempo do rei Davi. As representações do santuário também mostram a existência de uma sofisticada arquitetura real durante o período, e podem lanças luz sobre o design do templo de Salomão como descrito na Bíblia.

(Com informações de Luiz Gustavo Assis)
 

Nenhum comentário:

Seja parceiro





Orkut

Leitores

Banner

Você quer este livro?

Curso de teologia a distância.

Sites relacionados